sábado, 12 de março de 2011

Vacinação contra hepatite B é ampliada a jovens até 24 anos

A vacina contra hepatite B está sendo disponibilizada para jovens entre 20 e 24 anos neste ano. Antes, a imunização era aplicada apenas em jovens de 11 a 19 anos. Em 2012, a vacinação vai ser expandida para pessoas de 25 a 29 anos.
A imunização ampliada é feita desde janeiro de 2011, e, em abril, vai contar com uma campanha de mobilização, para intensificar a vacinação contra a hepatite B, e, também, contra a influenza sazonal e a H1N1. O dia D vai acontecer no dia 30 de abril (sábado), para a aplicação da primeira dose da vacina, em todos os postos de Fortaleza.
O processo de imunização passa por três doses da vacina. Depois da primeira dose, a segunda tem que ser aplicada com 30 dias, e a terceira com 180 dias depois da primeira. Para a aplicação da segunda e terceira dosagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já programou os dias 4 de junho e 29 de outubro, para a mobilização.
Quem deve ser vacinado
Além de crianças menores de um ano e jovens de 11 a 24 anos, profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, população indígena, bombeiros, policiais, carcereiros, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, profissionais envolvidos em atividades de resgate, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, vítimas de acidentes com material biológico, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B, pessoas imunocomprometidas (para esta população, o esquema vacinal é de quatro doses) e pessoas reclusas, são considerados prioritários para a imunização.
SOBRE A DOENÇA
A hepatite B é uma doença transmitida pelo sangue infectado e por relações sexuais sem proteção e pode levar ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer de fígado e até à morte. Por ser uma doença silenciosa, que pode levar anos para apresentar sintomas, muitas pessoas podem ser portadoras do vírus da hepatite B sem saber.
Fonte:Jangadeiro online

Nenhum comentário:

Postar um comentário