quinta-feira, 31 de março de 2011

A policia e o nordestino



Os nordestinos são os que mais confiam nas polícias de seus Estados, conforme o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, 30, em Brasília pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A Região apresentou a maior média, indicando alto grau de confiança nas polícias estaduais: 5,8%. Já a média das taxas de resposta que indicam baixa confiança, ou seja, a soma de "confia pouco" e "não confia", chega a 70,15%.

"É uma porcentagem muito alta, mas é cinco pontos percentuais menor que a do Sudeste", assinala o estudo. "Ou seja, tem-se uma parcela maior da população que confia muito e uma parcela menor que não confia nas polícias na Região Nordeste.

Essa comparação se torna interessante quando se observa que a Região Nordeste possui, além de uma taxa de homicídios bem superior à do Sudeste, um número proporcionalmente menor de policiais à disposição da população". Os moradores da Região Sudeste são os que menos confiam na polícia.

Na média das respostas a respeito das polícias militar e civil, somente 3% dos entrevistados na Região Sudeste afirmaram ter "muita confiança" nas corporações; 21,8% assinalaram apenas "confiar" nas polícias; e 75,15% de respostas ficaram entre "confiar pouco" até não ter nenhuma confiança.

No Centro-Oeste, 58,65% dos entrevistados disseram que "confia pouco" ou "não confia" na instituição. No Sul, a proporção chega a 68,6%, e no Norte, 69,35%.
Medo

Na região Nordeste, os residentes, conforme as conclusões do SIPS, apresentaram maior medo de serem assassinados - 85,8% dos entrevistados disseram ter muito medo.

O Ipea ressalta que, apesar de não existir uma relação direta ou necessária entre os indicadores, em 2009, ano anterior à realização da pesquisa, os Estados nordestinos registraram, juntos, a segunda maior média das taxas de homicídio doloso por 100 mil habitantes entre as regiões brasileiras (29,3).



Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário