quarta-feira, 26 de outubro de 2011

IML volta a ser alvo de reclamação, depois do caso de Ipu


A situação do Instituto Médico Legal de Sobral (IML) voltou a ser alvo de críticas por parte dos vereadores de Sobral. A demora na liberação dos corpos e em algumas vezes a ausência de peritos, como foi o caso para atender uma ocorrência de trânsito com morte, registrado no município de Ipu, tem trazido não só aborrecimentos, mas também constrangimentos para quem necessita deste órgão do Estado.

O vereador José Vytal, que usou a tribuna do Plenário 5 de Julho, na terça-feira (24), foi quem levantou a questão, dizendo que a população de Sobral não aguenta mais tanto descaso. "As pessoas não estão tendo mais o direito de velar o corpo dos seus entes querido por causa demora do IML em liberar o corpo. Os médicos que trabalham ali residem em Fortaleza, e nos finais de semana só viajam quando chega um corpo para ser examinado", disse Zé Vytal.

Para o vereador do PMBD, uma sindicância tem que ser feita, para saber se a demora na liberação está beneficiando alguma funerária na cidade. "As famílias, a maioria sem condições financeiras, estão se endividando, com as funerárias, por conta da demora na liberação dos corpos que chega a mais de 20 horas, obrigando as famílias a contratar as funerárias para que façam um trabalho, para que possa ter o direito de velar o ente querido", disse Júnior Balreira, acrescentando que o trabalho desses, em um cadáver, não sai por menos de R$ 1.500,00, e muita das vezes as famílias procuram os vereadores para socorrê-las.

Por conta da situação, em que era o antigo IML da região, o vereador Luciano Feijão, chegou a chamar o ex-governador Lúcio Alcântaras de "uma mama na égua", pelo descaso. O prédio novo foi construído pelo então governador, mas os profissionais, contratados pelo governador Cid Gomes, nunca foram suficientes, para atender a uma região com uma população de mais de 1,5 milhões de habitantes.

O presidente da Câmara de Sobral, vereador João Alberto, pretende levar uma comissão formada de vereadores a Assembleia Legislativa, para uma reunião com deputados estaduais, que foram bem votados na região para discutir essa problemática, e também a questão da falta de transportes por parte da Empresa Guanabara, que não consegue atender a demanda de passageiros.

Blog Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário