segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Candidatos reclamam de prova 'longa e cansativa'


Cansativo. Assim a maioria dos estudantes avaliou a maratona de testes a que se submeteu dentro do processo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu nesse fim de semana. Provas extensas, longas questões e pouco tempo foram as principais justificativas dos candidatos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização das provas, em todo o Brasil não houve nenhuma irregularidade que comprometesse a validade do concurso.

Boa parte dos alunos considerou o primeiro dia melhor que o segundo. “Hoje(domingo), a prova de português tinha texto demais e ainda tinha a redação para fazer”, declarou Daniel Maciel, 16. “E não deu tempo direito de recuperar as energias do cansaço de ontem”, completou o amigo Lucas Alves, 16.

Já na compreensão da candidata Natália de Souza, 22, o exame parece direcionado apenas para quem concluiu o ensino médio há pouco tempo. “Quem está afastado há mais tempo, como eu, é mais complicado. Existem muitas dicas e aprendizados que, longe da escola, você vai perdendo”.

Para a estudante Mariane Monteiro Matias, 18, apesar das dificuldades, houve um balanço positivo do Exame. “Por causa da exaustão que dá, até as questões fáceis ficam difíceis. Mas acho que fui bem, pelo menos não deixei de responder nenhuma pergunta” anima-se Mariane.

Alguns candidatos foram impedidos de fazer a prova por esquecimento, principalmente, de um documento de identificação com foto. Outros, por dispersão no horário. Diversos estudantes, se depararam com os portões já fechados. Descuido de que a estudante Michaelly Lindsey, 18, já sofreu ano passado. “Chorei demais, mas aprendi. Nos dois dias, saí de casa bem cedo”.

Neste ano, novidades confundiram os estudantes mais desatentos à leitura do edital. A proibição do uso de lápis, lapiseira e borracha levou à desclassificação de alguns estudantes, que utilizaram os objetos no decurso das provas. Em Fortaleza, houve registro de uma estudante eliminada.

Abstenção

De acordo com o Instituto, a abstenção dos candidatos cearenses chegou a 24,51% no primeiro dia de prova e 26,14% no segundo dia. A média nacional registrou 25,2% para o sábado e 27,6% no domingo.

As provas estão disponíveis para download já a partir de hoje pelo endereço www.enem.inep.gov.br. A previsão é que os gabaritos sejam divulgados até quarta-feira, 26, no mesmo endereço eletrônico.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário