terça-feira, 5 de julho de 2011

Sobral completa 238 anos de emancipação política



Sobral: Esta cidade da Zona Norte do Estado, considerada como uma das melhores cidades do Brasil no que diz respeito à qualidade de vida, chega aos 238 anos de emancipação política. Conhecida como a "Princesa do Norte", seu patrimônio histórico constitui os principais pontos turísticos locais. Entre os quais destacam-se construções como o Arco de Nossa Senhora de Fátima, construído em 1953; o Teatro São João, construído sob a inspiração do estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período; Museu Diocesano Dom José - com acervo de quase cinco mil peças; o Museu do Eclipse, a Casa de Cultura, principal espaço dos artistas de Sobral e da região; o Becco do Cotovelo e o Paço Municipal. A cidade possui boa estrutura de hospedagem e com preços bem acessíveis. Quanto aos restaurantes, o forte são os pratos típicos do sertão.

Para marcar a data, um mês inteiro de comemoração. Depois da realização do Grande Prêmio Turfe Cidade de Sobral, no sábado a tarde, no Derby Clube Sobralense, ontem a noite se desenvolveu uma solenidade cultural no Teatro São João, com a entrega de Diploma Cultural Mestre Anísia Rocha, e show com o cantor Gilberto Gil na Boulevard do Arco, que atraiu grande multidão. Para hoje, Ação Global da Cidadania, na Praça de Cuba, encerrando com Missa de Ação de Graças, na Igreja da Sé Catedral. Amanhã, haverá colação de grau dos concludentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 2011. Outro momento cultural marcante acontecerá na sexta-feira, com o lançamento do CD Nascente, de Vicente Lopes. A programação de aniversário dos 238 anos de Sobral se encerra, dia 28, com a inauguração do Conjunto Habitacional Padre José Linhares.

Benfeitor

Dom José Tupinambá da Frota é o maior benfeitor desta cidade. Ele implantou um modelo de Igreja Católica Romana dentro dos padrões e diretrizes da Santa Sé, litúrgica e moralmente. Sua influência na sociedade foi além de seu poder episcopal. Influenciou a política local e regional, utilizando-se de forma extensiva a Rádio Tupinambá de Sobral - fundada por ele - e de grande audiência. Dentre seus feitos: Museu Diocesano, Santa Casa de Misericórdia e o Seminário Teológico-filosófico, embrião da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Wilson Gomes
Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário