quinta-feira, 28 de junho de 2012

VARJOTA: PREFEITA SE REUNIU COM O GOVERNADOR E PREFEITOS SOBRE RATEIO PARA EQUIPAMENTOS DA POLICLÍNICA E CEO REGIONAIS.


Governador Cid posa para foto com a prefeita Rosa e outros pref. 


Ficou definido rateio para equipamentos do CEO e da Policlínica da microrregional Norte.
O governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Saúde, Arruda Bastos, se reuniu na tarde desta terça-feira (26) com prefeitos e representantes dos municípios que fazem parte da microrregional de saúde de Sobral onde estão instaladas a Policlínica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). São ao todo 24 municípios: Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Sobral, Uruoca, Varjota.
No contrato de rateio, ficam definidos quanto cada município assume no custo mensal das novas unidades regionais, com os custos compartilhados entre o Governo do Estado e todos os  municípios que atenderão a  população da Região, que corresponde a 613.104 habitantes. Na policlínica regional, o Governo do Estado participa com 42,42% dos custos mensais e os municípios da região com 57,58%. Já no custeio do CEO regional, o Governo do Estado assume 41% do custeio e os municípios 39%. Governo Federal fica com 20%.

Reunião de Cid, em seu Gabinete, com prefeitos da região norte.
As Policlínicas tipo II atendem 13 especialidades. Além de atendimento médico, nesses equipamentos a população tem acesso a serviços de radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria, coleta de patologia clínica, enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.
 
26.06.2012
 
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898

VARJOTA: FECOIVA COMEÇA HOJE E VAI ATÉ SÁBADO



A cidade de Varjota conta os dias para o início da 5ª edição da Feira do Comércio e da Indústria (Fecoiva). O evento acontece a partir de quinta-feira e prossegue até sábado, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços das empresas participantes da feira.

A Fecoiva é uma realização da CDL Varjota e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Sebrae. Durante três dias, o público será recebido com atrações musicais, show de humor, desfile de modas, reconhecimentos e homenagens às empresas que se destacaram no ano passado, além de uma feira recheada de produtos regionais.

Edgar Procópio é presidente do CDL de Varjota. Ele destaca que na edição deste ano, a Feira pretende superar todas as expectativas


É o que destaca o presidente da CDL Varjota, Edgar Procópio da Silva, que avisa: "Neste ano, a programação vai superar todas as expectativas do público presente ao evento".


Enquanto isso, a cidade se prepara para receber seus visitantes, destacando as suas potencialidades naturais que atraem bons investidores para a região, em especial, jovens empreendedores pertencentes aos mais diversos setores do comércio e serviços. Unidos, eles promovem um dos momentos mais significativos para o Município, pois o volume de vendas do comércio triplica no período da feira.

Segundo o empresário e idealizador da Fecoiva, Rogério Bezerra, os bons resultados para os lojistas nas últimas edições foram plenamente alcançados. "É possível mensurar o que a feira tem deixado de melhorias e avanços para o Município", diz Bezerra, empolgado.

Ele ressalta ainda que um dos grandes objetivos é fomentar o comércio local, fazê-lo diferenciado, atrativo para geração de emprego e renda.

"Temos grandes empreendedores e colaboradores que fazem a diferença. E nos últimos cinco anos a evolução no comércio é notória", avalia.

Parcela positiva

No período da feira a taxa de ocupação nos hotéis chega a 100%. Os números de geração de novos postos de trabalho e renda extra para o microempreendedor do Município também aumentam, segundo Bezerra. Ele destaca que este modelo de feira serve de referência para cidades vizinhas, que alcançam os mesmos resultados.

"Acredito que ideias como estas vão servir de incentivo e de modelo para desenvolver o comércio de toda região, principalmente em cidades de pequeno porte que necessitam de um trabalho forte do comércio para superar os desafios diante de uma concorrência tão forte que enfrentamos", ressalta.

A Fecoiva foi lançada em 2008, na primeira diretoria da CDL de Varjota. Sempre vem mobilizando jovens empresários e empreendedores da região.(DN)

Varjota Notícias - O portal de notícias de Varjota Ceará, Brasil